
Casos Clínicos 5
Caros colegas fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, vocês sabiam que os cursos de termografia/termologia atuais na saúde carecem de validade legal e técnica?
Os cursos que são apresentados no mercado hoje seguem a mesma estrutura da década de 60, não possuindo absolutamente nenhum procedimento validado tecnicamente. Por isso a termografia na saúde não alçou os mesmos voos da termografia nas exatas e tecnológicas.
Por isso, nenhuma formação hoje na saúde possui validade legal para se fazer uso e manipular equipamentos termográficos, muito menos emitir documentos termográficos.
No Brasil, somente a certificação via Sistema Nacional de Qualificação e Certificação (SNQC) possui autoridade legal para certificar um termografista e, na saúde, somente quem possui esta certificação para formar termografista é a Técnica Termofuncional.
Somente com o conhecimento e procedimento da Técnica Termofuncional você saberá fazer uso, manipular e emitir documentos termográficos com um procedimento validado tecnicamente e legalmente.
Como no caso do termograma abaixo de uma paciente, do sexo feminino, com comorbidades e que apresentou dor em região toráxica. Foi realizado uma Análise Termofuncional e detectado alterações térmicas condizentes com o relato de dor.
Estas informações somente poderão ser devidamente e corretamente avaliadas através da única formação que possui estudo para tal, fazendo-se uso do gradiente, o maior aliado da termografia.
Sem este conhecimento, estudo, procedimento e validação legal você apenas usará a termografia como um termômetro, não agregando nada em sua terapia.
Somos pesquisadores, somos inovadores, somos Termofuncional.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Fta. Paula Machado e Eng. Attílio B. Veratti
fisioterapia termografia termografiainfravermelha