Colegas fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, vocês sabiam que a Termofuncional é a única, no uso da termografia, que possui um procedimento termográfico com estudos qualitativos e quantitativos?
A Técnica Termofuncional seguiu todos os quesitos determinados para um procedimento termográfico, validado por 2 Termografistas Certificados com SNQC no método. Isso permitiu a construção do primeiro procedimento em saúde com o uso do método que possuísse um entendimento das análises possíveis da termografia, como o gradiente e as temperaturas.
O uso do gradiente é de longe o maior segredo da termografia na saúde, mais especificamente na nossa área. Pois, com conhecimentos da área de fisioterapia e terapia ocupacional, ele permite associar ou não os achados as diversas formas de disfunção.
Isso torna a termografia extremamente útil em seu uso durante o processo de reabilitação, tanto em sua forma avaliativa quanto clínica.
Como no caso do termograma abaixo de uma paciente do sexo feminino, 68 anos, com comorbidades e que apresentou dor em ombro direito. Foi realizado uma Análise Termofuncional e detectado alterações térmicas condizentes com o relato de dor.
Isto posto, estes achados, dentro do estudo da Termofuncional, podem responder a dor do paciente e provê informações suficientes para o terapeuta elaborar um programa terapêutico mais eficaz e preciso.
Somente quem possui o conhecimento da Termofuncional é capaz de interpretar estes achados com o olhar do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.
Somos profissionais, somos professores, somos termografistas, somos Termofuncional.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.
fisioterapia termografia termografiainfravermelha