Conhecimentos básicos em termografia infravermelha na clínica 10
Caro colega fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, vocês sabiam que com a Técnica Termofuncional vocês podem localizar, em tempo real, e entender precisamente a dor do paciente?
Hoje, os cursos te oferecem apenas a captação de temperaturas, sendo um custo altíssimo para apenas usar a termografia como um termômetro. Associado a isso, o que ninguém te conta é que o desenvolvimento da termografia na saúde deu-se, basicamente, a partir da experiência profissional do aplicador.
Isso fez com que o método usado na saúde não possuísse a necessária metodologia e sistematização, o que está foi muito bem estabelecido nas áreas de exatas, causando erros em sua forma de aplicação e, consequentemente, descredibilidade.
No entanto, finalmente uma técnica com o uso do Método da Termografia Infravermelha foi criada de forma sistematizada, reprodutível e escalável.
Como no caso dos termogramas abaixo de uma paciente, do sexo feminino, 41 anos, sem comorbidades e que apresentou dor em região de tóraco lombar. Foi realizado uma Análise Termofuncional e detectado alterações térmicas condizentes com o relato de dor.
A conclusão deste caso, dentro do escopo da Técnica Termofuncional, tem que ser a mesma para todos que executam a técnica. Isso só é possível pelo estudo qualitativo e quantitativo oriundos do Método de Termografia Infravermelha, algo inédito no uso da termografia na saúde.
Nenhuma outra forma de uso da termografia lhe entrega conhecimento para a aplicação avaliativa e clínica com o uso da termografia. E somente quem faz esta formação terá este conhecimento.
Isso é profissionalismo, isso é legalidade, isso é Termofuncional.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.
#fisioterapia #termografia #termografiainfravermelha