Curiosidades práticas da termografia infravermelha na fisioterapia 7
Colega Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, você sabe por que a Termofuncional é singular em sua aplicação?
Nas áreas tecnológicas, o Método da Termografia Infravermelha é de importância singular para o monitoramento da condição, inspeções e ensaios não destrutivos e perícias em geral. Isso porque ele permite detectar e monitorar anomalias térmicas evitando que estas possam gerar danos à produção, ao patrimônio e à vida.
Respeitando todos os outros métodos, a Termografia Infravermelha coloca de forma clara, e em tempo real, as anomalias apresentadas. Assim, temos um método único capaz de gerar informações precisas e em tempo real para tomada de decisão.
Isso não é exclusivo da área tecnologia, mas se aplica, também, às biociências. A Termografia Infravermelha permite a você, caro colega, obter, registrar e documentar as informações necessárias para fechar uma avaliação e ou monitorar o tratamento do seu paciente.
Como no caso do termograma abaixo de uma paciente do sexo feminino, 51 anos e que relatou dor em ombro esquerdo. Foi realizado uma Análise Termofuncional e detectado alterações térmicas condizentes com o relato de dor. Isso possibilitou registrar este achado, preservando a legalidade da reabilitação, e facilitando a melhor escolha terapêutica para o tratamento da disfunção.
Dito isso, a termografia de longe é nosso maior aliado na clínica:
“Nenhum Método, tomado isoladamente, possui a capacidade da Termografia Infravermelha de permitir a avaliação, de forma rápida, segura e acessível, da condição da funcional do seu paciente, considerando as áreas clínicas da Fisioterapia e Terapia Ocupacional”.
Em nossa área, a primeira técnica homologada pelo conselho de classe é a Técnica Termofuncional. Isto posto, caros colegas, a adoção um procedimento bem definido e sua homologação garantem aos seus profissionais o exercício legal da termografia.
Somos profissionais, somos professores, somos termografistas, somos Termofuncional.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.
fisioterapia termografia termografiainfravermelha