Casos Clínicos 1
Fisioterapeuta, você sabia que com a Termofuncional você pode responder a dor do seu paciente em tempo real?
Com a Termofuncional você pode detectar as alterações térmicas decorrentes de sobrecargas, compensações e até inflamações ativas que ocorrem diariamente no organismo. Dito isso, quando um paciente, no processo de reabilitação de alguma disfunção, apresentar uma dor súbita você poderá avaliar em tempo real esta dor e responder ao paciente o porquê dela.
Como no caso do termograma abaixo de um paciente o sexo masculino, 42 anos, sem comorbidades, em tratamento para lesão de joelhos e que apresentou subitamente dor em região torácica. Foi realizado uma Análise Termofuncional e detectado alterações térmicas condizentes com o relato de dor.
Com a análise do gradiente ficou fácil perceber que esta dor estava relacionada a uma contratura decorrente de uma compensação postural, resultante da disfunção dos joelhos. Foi então implementado, no programa terapêutico analgesia rápida, para que este relato não se torna-se um problema crônico, permitindo a volta do programa de reabilitação principal que era a reabilitação dos joelhos.
Estes eventos são recorrentes no processo de reabilitação e o profissional deve ter em mente que detectar e tratar o quanto antes estas compensações é a chave para o sucesso, pois o profissional com este diferencial não permitirá que o paciente desenvolva disfunções crônicas enquanto estiver sob seus cuidados.
Este, com certeza, é a diferença de inovadores.
Somos pesquisadores, somos inovadores, somos Termofuncional.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.
#fisioterapia #termografia #termografiainfravermelha