Curiosidades da termografia – parte11
Você sabe o que é fenômeno da Difração de Infravermelho de Ondas Longas?
Na física clássica, o fenômeno da difração é descrito pelo princípio de Huygens-Fresnel, que trata cada ponto em uma frente de onda de propagação.
A difração é um fenômeno físico que ocorre quando uma onda encontra um obstáculo, permitindo que a onda contorne esses obstáculos e se espalhe (propagação de ondas) ao passar por uma abertura.
Essa propagação de ondas, características relacionadas à difração, ocorre de acordo com o Princípio de Huygens, que afirma que todos os pontos de uma frente de onda se comportam como fontes pontuais de ondas secundárias. Dessa forma, o objeto difratante ou abertura torna-se uma fonte secundária de propagação de ondas.
Se houver várias aberturas bem espaçadas (por exemplo, uma grade de difração), um padrão complexo de intensidade variável pode resultar. O fenômeno da difração acontece com todos os tipos de ondas, incluindo água, som e ondas eletromagnéticas.
A comprovação da difração da luz foi de vital importância para verificar sua natureza ondulatória.
Na imagem 1 vemos a difração resultante de um experimento realizado com luz visível.
A imagem 2 é mais rara, mostrando o resultado de um experimento de difração registrado no infravermelho de onda longa entre 7 e 14 micrômetros (https://lnkd.in/ds-F6nkF).
Este efeito muito importante porque é um dos fenômenos que estamos estudando. Ter o conhecimento do método lhe ajudará em momentos assim.
Somos estudiosos, somos especialistas, somos a Termofuncional.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.
#fisioterapia #termografia #termografiainfravermelha