Curiosidades práticas da termografia infravermelha na fisioterapia 11
Fisioterapeuta, você sabia que a termografia não mede temperaturas?
A termografia infravermelha é equivocadamente usada na saúde como mais uma ferramenta de medição de temperaturas, como um termômetro mais moderno. Isso é o erro irreparável, pois os profissionais não usam a termografia de forma correta e usam informações imprecisas.
Como no caso a sequência de termogramas abaixo de uma paciente do sexo feminino, 31 anos, sem comorbidades e com relato de dor em ombros. Para saber interpretar este termograma é necessário muito mais do que conhecer escalas de temperatura.
Isto porque a termografia consiste na captação da radiação infravermelha naturalmente emitida pelos corpos em função de suas temperaturas, por meio de sistemas infravermelhos que convertem essa radiação em imagens térmicas visíveis, com a possibilidade de medições de temperaturas, quando corretamente convertidas.
E este conceito básico a grande maioria das pessoas que fazem uso da termografia não sabem, por isso uso as temperaturas em si. Este erro faz com que seus resultados sejam equivocados, não podem associar estas informações com a sua clínica. Por isso a termografia acaba no desuso ou descrença.
Agora, com a correta formação no método e na técnica é possível fazer o uso correto da termografia com resultados eficazes.
Somos termografistas, somos certificados, somos Termofuncional.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.
#fisioterapia #termografia #termografiainfravermelha