Conhecimentos básicos em termografia infravermelha na clínica 11
Fisioterapeuta, você sabia que com a Termofuncional você poderá corroborar as informações avaliativas para um melhor diagnóstico e indicação de tratamento?
Sabemos que nem sempre conseguimos fechar um diagnóstico somente com a história do paciente e nem mesmo com testes clínicos e, na grande maioria das vezes, o paciente não chega com exames de imagens. Mesmo quando solicitamos, o paciente não realiza o exame de imagem ou demora muito para fazê-lo.
Neste cenário, ficamos limitados no que diz respeito a assertividade do diagnóstico e, por fim, do tratamento, diminuindo o resultado e atrasando a reabilitação.
Um grande aliado da avaliação é a Técnica Termofuncional, que nos ajuda a entender, através das alterações térmicas, o que está acontecendo no tecido. Inclusive a entender como as sobrecargas estão comprometendo o tecido e provocando a dor.
Como no caso da sequência de termogramas abaixo de uma paciente do sexo feminino, 31 anos, sem comorbidades e que apresentou dor em ombros. Foi realizado uma Análise Termofuncional e detectado alterações térmicas condizentes com sobrecarga e, corroborando isso, comprometimento da cadeia superior do ombro.
Foi então possível aventar a hipótese de alteração postural, que estaria gerando estas sobrecargas e dor, permitindo uma indicação assertiva para o tratamento postural.
Somente foi possível esta análise com o correto conhecimento do Método de Termografia Infravermelha e com a Técnica Termofuncional.
Somos termografistas certificados, somos habilitados, somos Termofuncional.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.
#fisioterapia #termografia #termografiainfravermelha