Fisioterapeuta, você sabe detectar sobrecargas no seu paciente?
Quando temos picos anômalos de temperatura, principalmente em estações do ano nas quais não deveriam ocorrer, o mecanismo de termorregulação de nosso corpo fica sobrecarregado, gerando várias consequências. Por exemplo, este é um fator determinante para piora de quadros de dor.
Como no caso dos termogramas abaixo de uma paciente do sexo feminino, 70 anos, sem comorbidades e que relatou cansaço extremo, dor no corpo e dor lombar. Foi realizado uma Análise Termofuncional e detectado alterações através da análise qualitativa (gradiente) referendando com a musculatura do Psoas maior e menor. Isso nos ajudar a entender que a paciente teve uma compensação, pelo estresse térmicos, muscular capaz de sobrecarregar um dos grupos musculares mais importantes da lombar.
Estes dados ajudaram a entender os sinais e sintomas relatos pelo paciente e a reprogramar a terapia para auxiliar na pronta recuperação muscular, retirando a dor rapidamente.
Sem este conhecimento seria impossível entender o mecanismo pelo qual a paciente estava passando e porque dos sinais e sintomas relatados. Somente com a correta formação no método e na técnica que foi possível chegar neste raciocínio.
Somos termografistas certificados, somos habilitados, somos Termofuncional.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.
#fisioterapia #termografia #termografiainfravermelha