Ícone do site Termofuncional

Conhecimentos básicos em termografia infravermelha na clínica 10

Fisioterapeuta, você sabe detectar sobrecargas no seu paciente?

Quando temos picos anômalos de temperatura, principalmente em estações do ano nas quais não deveriam ocorrer, o mecanismo de termorregulação de nosso corpo fica sobrecarregado, gerando várias consequências. Por exemplo, este é um fator determinante para piora de quadros de dor.

Como no caso dos termogramas abaixo de uma paciente do sexo feminino, 70 anos, sem comorbidades e que relatou cansaço extremo, dor no corpo e dor lombar. Foi realizado uma Análise Termofuncional e detectado alterações através da análise qualitativa (gradiente) referendando com a musculatura do Psoas maior e menor. Isso nos ajudar a entender que a paciente teve uma compensação, pelo estresse térmicos, muscular capaz de sobrecarregar um dos grupos musculares mais importantes da lombar.

Estes dados ajudaram a entender os sinais e sintomas relatos pelo paciente e a reprogramar a terapia para auxiliar na pronta recuperação muscular, retirando a dor rapidamente.

Sem este conhecimento seria impossível entender o mecanismo pelo qual a paciente estava passando e porque dos sinais e sintomas relatados. Somente com a correta formação no método e na técnica que foi possível chegar neste raciocínio.

Somos termografistas certificados, somos habilitados, somos Termofuncional.

Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.

Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.

#fisioterapia #termografia #termografiainfravermelha

 

Compartilhe:


Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas