Impacto Climático, Albedo e a Hipertermia
Pudemos ver nestes últimos dias como as temperaturas ambientes superiores a 35 °C em regiões temperadas no final do inverno do hemisfério sul aumenta o perigo da hipertermia. E isso é um fator importante porque a hipertermia é definida como:
É o aumento e/ou manutenção da temperatura corporal a patamares capazes de comprometer (geralmente acima de 40 ºC), ou mesmo de colapsar seus metabolismos, pois está acima do ponto de ajuste hipotalâmico.
Um dos fatores que facilita a ocorrência da hipertermia é a cor da roupa utilizada. As diferentes cores absorvem a radiação solar de forma diversa, segundo seus albedos. Para facilitar, o Albedo é o correspondente à refletividade de uma superfície. O termo Albedo foi introduzido por Johann Heinrich Lambert em 1760, em seu trabalho Photometria. É a razão entre a radiação refletida pela superfície e a radiação incidente sobre ela. Seu valor vai de zero, para nenhuma reflexão por uma superfície perfeitamente negra, até 1, para uma reflexão perfeita, por uma superfície branca.
Isto se aplica à cor de veículos, tetos de grandes edifícios e até vestimenta. Roupas escuras absorverão mais radiação solar, transformando-a em calor enquanto roupas mais claras refletem essa radiação sendo, por consequência, mais frescas.
Um exemplo desse fenômeno foi estudado no Japão (https://lnkd.in/dy3dWP69), utilizando uma câmera termográfica para a visualização do resultado.
Estas imagens nos mostram como as diferentes cores pode absorver ou refletir mais ou menos a radiação e, por consequência, serem mais ou menos frescas. O que interfere diretamente na troca de calor do corpo e ajustes da temperatura corporal, aumentando ou diminuindo a sensação térmica de calor.
Ter este conhecimento é de suma importância quando queremos promover trocas térmicas mais ou menos eficientes, além claro da própria segurança térmica por assim dizer.
Somos estudiosos, somos pesquisadores, somos a Termofuncional.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.
#fisioterapia #termografia #termografiainfravermelha