Casos Clínicos 9
Fisioterapeuta, você sabia que com a Termofuncional você consegue detectar alterações térmicas e mostrar ao seu paciente em tempo real?
Com a Termofuncional você poderá detectar as alterações térmicas do seu paciente que são decorrentes de inflamações crônicas e traumas mal resolvidos. Dito isso, é possível você fundamentar a necessidade de exames de imagem complementares para elaborar um programa terapêutico seguro e eficaz aumentando a adesão e fidelidade do tratamento pelo paciente.
Todo fisioterapeuta clínico sabe da dificuldade de convencer o paciente a realizar exames de imagem para entendermos como o tecido se encontra no momento do tratamento para elaboramos um tratamento muito mais efetivo e com resultados mais rápidos.
Além disso, sem o paciente entender o que está acontecendo no caso dele e como o exame de imagem pode oferecer informações capazes de facilitar um programa de tratamento mais seguro e eficaz, fica mais difícil a adesão do paciente ao tratamento.
Como no caso dos termogramas abaixo de uma paciente do sexo feminino, 32 anos, sem comorbidades, com histórico de entorse do tornozelo esquerdo (com edemas, mas sem fratura) há quase 2 anos e com dor recorrente. Foi realizado uma Análise Termofuncional que revelou alterações térmicas condizentes com o relato de dor da paciente.
Foi então solicitado exame de imagem complementar para entendimento do processo inflamatório com apresentação de inflamações crônicas persistentes. Foi então elaborado um programa terapêutico para que a paciente possa voltar a ter a sua funcionalidade e sem apresentação de dor recorrente.
Isto posto, sem uma correta análise em tempo real que fosse capaz de explicar a paciente que existiam alterações em sua articulação, mesmo quase 2 anos depois do trauma, não seria possível convencer a paciente de um novo exame de imagem para estabelecer um programa terapêutico seguro e eficaz.
Somos especialistas, somos termografistas, somos Termofuncional.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.
#fisioterapia #termografia #termografiainfravermelha