Curiosidades da termografia – parte 8
Você sabia que, inúmeras vezes, as soluções tecnológicas atuais foram desenvolvidas pelos seres vivos, de forma natural, há milhões de tempo atrás.
Os fósseis mostrados nestas imagens são exemplares de uma grande e diversificada família de artrópodes que se desenvolveu com sucesso durante 271 milhões de anos (entre 521 e 250 milhões de anos atrás). Eles tinham uma característica interessante que era a de possuírem alguns dos primeiros olhos complexos (múltiplos) documentados, constituídos de pequenas lentes de calcita (CaCO3), que podiam criar, em muitos casos, um campo de visão estereoscópica.
Ao contrário do cristalino dos vertebrados, que é flexível, as lentes de calcita são rígidas e haveria o problema de focar objetos em várias distâncias. A solução encontrada pela natureza para acomodar uma razoável profundidade de foco e mínima aberração esférica foi adotar nas lentes uma geometria de perfis múltiplos.
Soluções como essas viriam a ser redescobertas cerca de 300 milhões de anos mais tarde, quando foram deduzidas matematicamente por René Descartes e Christiaan Huygens para adequar seus equipamentos ópticos. Tais perfis de lentes são os mesmos utilizados hoje, quando necessário, por fabricantes de lentes e objetivas.
Fato curioso é que a calcita é transparente desde 0,22 a 2,2 micrômetros, permitindo, em princípio, aos trilobites uma visão que poderia se estender desde o ultravioleta até o infravermelho de onda curta.
Ou seja, será que eles foram os primeiros a enxergar em infravermelho?
Somos história, somos inovadores, somos a Termofuncional.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.
#fisioterapia #termografia #termografiainfravermelha