Colega fisioterapeuta, você sabe usar todo o potencial do Método de Termografia Infravermelha ou apenas uma pequena parte dele?
Como nenhum professor dos cursos de termografia em biociência hoje possuem certificação no Método de termografia Infravermelha, segundo as normas vigentes, ninguém está apto a certificá-lo como termografista. Isso porque a Termografia Infravermelha é uma OCUPAÇÃO, profissão que requer certificação para estar habilitado como um profissional termografista.
Dito isso, os cursos de hoje; seja de 10 ridículas horas, pós-graduação, mestrado ou doutorado; não homologam miraculosamente uma PROFISSÃO. Assim, o curso que você realizou não tem validação legal e muito menos o pleno conhecimento do Método de Termografia Infravermelha.
Assim, quando você começa a usar a termografia, você não terá o conhecimento suficiente para saber usar em sua clínica de forma assertiva e legal, prevenindo imperícias.
Como no caso dos termogramas abaixo de um paciente do sexo masculino, 70 anos, sem comorbidades e com relato de dor em joelho esquerdo. Na imagem visível já era possível verificar um edema, mas com a Termografia Infravermelha foi possível perceber alterações térmicas que podem justificar o edema.
Como estas duas informações podem auxiliar a tornar sua terapia mais efetiva? Somente com o correto conhecimento do método e da técnica para conseguir responder corretamente esta pergunta. Além disso, para não exercer ilegalmente uma profissão.
Somos especialistas, somos habilitados, somos Termofuncional.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Fta. Paula Machado e Eng. Attílio B. Veratti