A Técnica Termofuncional©® 7
Colega fisioterapeuta, no curso de termografia que você fez foi contemplado minimente 120 horas somente para o Método de Termografia Infravermelha?
Se não, você não foi formado em todo o conhecimento do Método de Termografia Infravermelho ou apenas em uma pequena parte do método.
Dito isso, sem a devida certificação no método você não é um termografista, você é um acadêmico que faz uso “estritamente” da Termografia Infravermelha em suas pesquisas. Este conhecimento adquirido serve somente para estudos científicos e não como profissional termografista certificado em conformidade com a legislação vigente.
Já com a correta formação no método é possível analisar e interpretar corretamente as alterações térmicas apresentadas em sua totalidade, sem incorrer em imperícia.
Como na sequência de termogramas abaixo de uma paciente do sexo feminino, 52 anos, sem histórico de comorbidades e que apresentou dor em ombro direito. Foi realizado uma Análise Termofuncional e detectado alterações térmicas condizentes com a dor relatada do paciente e com a disfunção apresentada durante a avaliação. Isso permitiu um trabalho terapêutico muito mais preciso e focado na analgesia e na reabilitação completa da articulação.
Sem o correto conhecimento do método e da técnica é impossível você perceber as nuances que ocorrem nos sistemas orgânicos, dificultando o tratamento eficaz e aumentando o tempo de reabilitação. Já com a correta formação é possível interpretar fidedignamente os achados mais discretos em um termograma, sejam qualitativos ou quantitativos.
Somos especialistas, somos estudiosos, somos Termofuncional.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.
#fisioterapia #termografia #termografiainfravermelha