Ícone do site Termofuncional

A Técnica Termofuncional©® 6

Fisioterapeuta, você sabia que um dos segredos as análises termográficas em biociências é o correto uso do gradiente térmico?

As análises termográficas em biociências são baseadas muito mais na intensidade, extensão e morfologia de gradientes térmicos observados do que na temperatura medida.

Como no termograma abaixo de uma paciente, do sexo feminino, 51 anos, sem histórico de comorbidades e que apresentou dor em região lombar, sem exames de imagem e sem positividade em exames clínicos. Foi realizada uma Análise Termofuncional e detectado um gradiente condizente com o relato de dor da paciente.

Com isso foi possível elaborar um programa terapêutico condizente com a queixa de dor dela, ora não detectado nem pelo exame clínico.

Este é um exemplo clássico de ausência de análises quantitativas (temperatura), com alterações térmicas sutis (qualitativas) e que somente foi possível detectar e interpretar da maneira mais eficaz através do correto conhecimento do método e da técnica. Tudo isso por conta de utilizarmos todo o potencial da radiometria, ciência do infravermelho, do processamento de imagens térmicas e, por fim, das análises térmicas.

Somos especialistas, somos estudiosos, somos Termofuncional.

Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.

Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.

#fisioterapia #termografia #termografiainfravermelha

Compartilhe:


Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas