Curiosidades da termografia – parte 5
A Hierarquia das Normas – parte 1
Antes de mais nada um profissional da termografia deve conhecer estas definições para não confundir os termos Método, Aplicação e Técnica.
A Termografia Infravermelha é um Método (aplicação de um princípio físico, assim como Ultrassom, Radiografia, etc), utilizado em um vasto campo de Aplicações (elétrica, mecânica, térmica, edificações, pesquisa, biociências, etc), através de Técnicas (ativas ou passivas, utilizando critérios qualitativos ou quantitativos). Um exemplo é a Técnica Termofuncional.
São Normas de “Método” as que abrangem qualquer trabalho, em qualquer Aplicação, utilizando Termografia Infravermelha, seja inspeção ou ensaio. Dentre estas, podemos citar as normas: ABNT NBR 16818:2020 – Procedimento para Aplicações do Método da Termografia Infravermelha ABNT NBR 15424:2022–Terminologia ABNT NBR 16969:2021 – Termografia – Princípios Gerais.
São Normas de “Aplicação” as que abrangem qualquer trabalho utilizando Termografia Infravermelha em uma determinada Aplicação, seja inspeção ou ensaio. Por exemplo: ABNT NBR 15572:2013 – Guia para Inspeção de Equipamentos Elétricos e Mecânicos.
São Normas de “Técnicas” as que se referem a uma técnica específica de inspeção ou ensaio. Por exemplo: ISO 13154:2017 Deployment, implementation and operational guidelines for identifying febrile humans using a screening thermograph.
Minimante o termografista devidamente certificado deve saber distinguir e saber usar corretamente os termos utilizados no uso da termografia. Os termos usados de forma errada mostram a ausência de conhecimento no método.
Somos conhecimento, somos certificados, somos a Termofuncional.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.
#fisioterapia #termografia #termografiainfravermelha