A Técnica Termofuncional©® 4
Fisioterapeuta, você sabia que o segredo do correto uso do Método de Termografia Infravermelha é o uso do gradiente térmico?
Em casos muito específicos, os valores de temperatura revelarão riscos nos tecidos, mas a grande maioria das vezes com o Monitoramento da Condição Funcional é o que de fato irá mudar a sua forma de enxergar as diversas disfunções.
Como no caso da sequência de termogramas abaixo de um paciente do sexo masculino, 45 anos, sem comorbidades, esportista e que apresentou dor aguda após um chute no futebol associado a limitação de movimento e rigidez local. Foi realizado uma Análise Termofuncional e detectado alterações térmicas condizentes com grupos musculares de adutores e parte interna no reto femural.
O gradiente nos revelou uma lesão clássica de jogador de futebol, corroborando o relato do movimento lesivo. Com isso é possível tratar a lesão e monitorar os resultados terapêuticos e, inclusive, termoguiar a terapia aplicada.
Somente com o único curso com professores corretamente certificados no método e com a única técnica que está em conformidade com as normas em termografia é possível fazer uso de todo o conhecimento da termografia.
Sem isso, fica muito fácil a subutilização do método sem falar da imperícia.
Somos termografistas, somos peritos, somos Termofuncional.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.
#fisioterapia #termografia #termografiainfravermelha