Ícone do site Termofuncional

Conhecimentos básicos em termografia infravermelha na clínica 4

Fisioterapeuta, você sabe a diferença entre análises qualitativas e quantitativas?

Em suma, a análise quantitativa é feita através do gradiente térmico, já a qualitativa através de valores de temperatura.

A termografia esta muito mais para análises de gradientes do que para valores térmicos e por isso devemos entender plenamente os princípios que regem o método.

A análise quantitativa deve seguir valores previamente estudados, analisados e comprovados anteriormente para servirem de valores padrão. Assim, quando aquela situação previamente comprovada e determinada quantitativamente acontecer, já se determina o grau de risco deste valor térmico.

Hoje, como a maioria das pessoas que fazem uso e manipulam equipamentos termográficos em biociências não tem a correta certificação no método, fazem uso equivocado e sem referência probatória de valores e escalas térmicas. Dito isso, somente com o correto uso que se pode afirmar que um valor ou outro pode incorrer em risco, pois sem isso, é apenas um achado e não uma referência.

Assim, única forma correta de análise do método hoje em biociência é a análise qualitativa. Para melhor entendimento sobre o assunto, caro colega, leia ABNT NBR 15425:2022: Termografia Infravermelha – Terminologia e ABNT NBR 16969: Termografia Infravermelha – Princípios Gerais.
Somos termografistas, somos peritos, somos responsáveis, somos Termofuncional.

Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.

Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.

#fisioterapia #termografia #termografiainfravermelha

 

 

Compartilhe:


Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas