Você sabe o que é o Efeito Estufa? – parte 2
Continuando o post anterior sobre o tema, na natureza, o efeito estufa ocorre quando uma parte da radiação infravermelha que é emitida pela superfície terrestre é absorvida pelos gases denominados “gases de estufa” presentes na atmosfera (H20, CO2 e CH4).
Como consequência, parte do calor irradiado fica retido na atmosfera, provocando um aquecimento adicional de cerca de 30 °C na temperatura média da superfície da Terra.
A diminuição do efeito estufa, como já ocorreu em várias Eras Geológicas no passado, levaria à um planeta “Bola de Neve” coberto de gelo e neve de polo a polo.
O efeito estufa moderado da atualidade é o que nos garante um clima ameno, cerca de 30 °C, em média, mais aquecido que o anterior. Já um efeito estufa mais extremado tornaria a Terra semelhante a Vênus, com temperaturas superficiais de centenas de graus.
A maneira como tratamos as emissões de gás carbônico e o destino das áreas florestais em todo o mundo determinará a evolução desse importante fenômeno.
Por isso nosso “termorregulador” (matas) é tão importante para a estabilização de temperaturas no planeta. Guardadas as devidas proporções, as matas estão para o controle térmico e de umidade do planeta como as vias respirarias superiores e inferiores estão para a o controle térmico e de umidade do ar que entra nos pulmões e faz as trocas nos alvéolos (na temperatura e umidades corretas).
Somos conhecimento, somos especialistas, somos a Termofuncional.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.
#fisioterapia #termografia #termografiainfravermelha