Curiosidades práticas da termografia infravermelha na fisioterapia 11
Você sabia que a o Método de Termografia Infravermelha foi desenvolvido apenas para detectar (localizar) anomalias térmicas e determinar seu grau de risco?
O Método de termografia Infravermelha nos ensina como usar corretamente o conhecimento da ciência térmica e do infravermelho e a Técnica Termofuncional ensina como usar este conhecimento em biociências.
Nem o método e nem a técnica devem ser usados como forma exclusiva para um diagnóstico, até porque vai contra os princípios do método, mas devem ser inclusivos na avaliação para auxiliar na determinação do diagnóstico e na tomada de decisão. Sozinhos, método e técnica, não provêm informações suficientes nem precisas para fechar um diagnóstico, mas ajuda muito a localizar um problema e determinar o risco de agravamento deste.
Guardada as devidas proporções e com muito conhecimento do método e da técnica, ambos auxiliam a identificar anomalias/alterações no padrão térmico provendo uma melhor visão do todo. Tanto nas inspeções e ensaios como no monitoramento da condição.
Isto pode ser facilmente demonstrado na sequência de termogramas abaixo de um paciente do sexo masculino, 41 anos, sem comorbidade praticante de atividade física que apresentou fortes dores em ombro esquerdo. Foi realizado uma Análise Termofuncional e detectado alterações térmicas em ombro esquerdo, mais na face anterior e lateral. Foi solicitado ressonância nuclear magnética e constatado algumas lesões em ombro por biomecânica errada.
O que fazer com estas informações? Somente com a correta formação no método e na técnica para se responder esta pergunta.
Somos cientista, somos pesquisadores, somos a Termofuncional©.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.
#termografia #termografiainfravermelha #fisioterapia