Curiosidades práticas da termografia infravermelha na fisioterapia 10
Fisioterapeuta, você sabia que com o correto uso do Método de Termografia Infravermelha você poderá detectar alterações térmicas em tempo real?
Sim. Somente aqueles profissionais com a correta formação no uso do MTI conseguem captar e interpretar corretamente as imagens termográficas e suas informações térmicas.
Como no caso do termograma abaixo de uma paciente do sexo feminino, 61 anos, com histórico de comorbidades apresentou dor em região lombar de forma abrupta. Ao passar em consulta, foi solicita ressonância magnética e que não apresentou lesão alguma. Ao realizar uma Análise Termofuncional foi detectada alterações térmicas em região lombar condizente com o relato consciente de dor do paciente. O que estes achados significam? Como eles podem ser usados para a melhora terapêutica?
Somente com a correta formação, no método e na técnica, o profissional poderá responder estas perguntas com segurança técnica, ética e jurídica.
Termografia não é apenas ver uma “corzinha” na tela e afirmar que é “quente” ou “frio”, é muito mais do que isso. A termografia depende de muita ciência do calor e do infravermelho e deverá ser corretamente aplicada para que os seus achados possam ser fidedignos para, enfim, serem corretamente usados.
Somos cientista, somos pesquisadores, somos a Termofuncional©.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.
#termografia #termografiainfravermelha #fisioterapia