Casos Clínicos 10
Fisioterapeuta, você sabia que quem faz a termografia é o termografista?
Sim, somente o termografista devidamente habilitado tem conhecimento no uso do Método de Termografia Infravermelha e como usar todo o seu potencial no seu dia a dia.
Existem vários equipamentos termográficos e softwares no mercado de termografia e a diferença, caro colega, é saber usar corretamente o método. Não só pelo fato de seus achados serem fidedignos, mas também para você não incorrer em imperícia.
O Monitoramento da Condição no MTI é regido pela norma ISO NBR 18436-7 que, quando devidamente usado por um Termografista certificado N3/Cat3, pode ser adequado à fisioterapia. Quando este conhecimento é usado por uma Termografista qualificada N2, cria-se o Monitoramento da Condição Funcional© e da Carga Terapêutica©, permitindo corretamente o uso do conhecimento técnico na clínica.
Como no caso do termograma abaixo de uma paciente de 55 anos, sem comorbidades, menopausada, corredora, com relado consciente de dor em região lombar há mais de 1 ano, ao ponto de impossibilitar a prática desportiva. Ao iniciar tratamento, foi feito o Monitoramento da Condição Funcional© e da Carga Terapêutica©, sessão a sessão, possibilitando adequação e ajustes das cargas até sua volta ao esporte.
Somente com o correto conhecimento do método é possível usar qualquer equipamento termográfico e software sem erros metodológicos e sem incorrer em imperícia. Porque no final, caro colega, você é o responsável legal pelas imagens captadas e resultados apresentados.
Somos especialistas, somos peritos, somos a Termofuncional.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.