Curiosidades práticas da termografia infravermelha na fisioterapia 6
Colega fisioterapeuta, você sabia que, a despeito do que as divulgações comerciais divulgam, para mensurar febre com o Método da Termografia Infravermelha deve-se seguir normas e estar devidamente habilitado no método?
A Termofuncional é a única técnica no método de termografia infravermelha, baseada nos campos da engenharia e fisioterapia que segue as normas nacionais e internacionais, com professores certificados e habilitados no método.
Deve-se saber minimamente que para equipamentos destinados a detectar a radiação térmica e convertê-la em sinais eletrônicos que, devidamente processados, permitem a formação de imagens térmicas e a medição de temperaturas, ou seja, câmeras termográficas não medem temperatura.
A importância na correta seleção da pessoa que valida um Procedimento Termográfico está no fato que esta assume a responsabilidade dos trabalhos descritos sob os aspectos técnicos, legais e éticos.
Inclusive para mensuração de febre que possui normas para cada etapa da mensuração, como a norma IEC 80601-2-59 é a descrição para o uso de equipamentos para mensuração febre, sua inextrincável associação com a ISO 13154 para estados febris é mandatória.
No caso de produtos para aferição de febre, quem é o responsável técnico pela exatidão das medições em sua empresa?
Não basta ver uma “corzinha” na tela, o método exige muito mais em sua formação para enfim chegar ao correto uso.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.
#termografia #termografiainfravermelha #fisioterapia