Fisioterapeuta, você sabia que com a Termofuncional© é possível detectar e analisar as alterações térmicas em tempo real?
Com base na física, na tecnologia, na experiência profissional e nas normas, a Termofuncional lhe mostra como detectar alterações térmicas e entendê-las de forma a saber se estas representam uma disfunção. Dito isso, podemos determinar em tempo real se aquela disfunção representa alguma forma de risco ao paciente ou não.
Como no caso abaixo, de um termograma onde a paciente do sexo feminino, 42 anos, sem comorbidades sofreu uma entorse de tornozelo direito há uma 1 semana. Imediatamente após a entorse foi ao pronto socorro e foi feito raio X, não apresentando fratura e sendo liberada sem imobilização. Relatou que a dor foi aumentando e, ao realizar uma Análise Termofuncional, foi detectado alterações térmicas em região lateral de tornozelo (próxima aos ligamentos laterais do tornozelo). Foi indicado realização de Ressonância Nuclear Magnética corroborando achados térmicos com lesão total dos ligamentos laterais do tornozelo.
Não basta ver e associar uma “corzinha” no termograma, deve-se saber interpretar estes achados e usá-los em prol do paciente. Também não adianta corroborar os achados térmicos após saber o diagnóstico, ou seja, ser “engenheiro de obra pronta”.
A termografia é um dos meios inclusivos da avaliação para determinar um diagnóstico, não um método exclusivo de diagnóstico.
Somos responsáveis, somos termografistas, somos a Termofuncional.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Paula Machado e Eng. Attílio Veratti.
#termografia #termografiainfravermelha #fisioterapia