Ícone do site Termofuncional

Curiosidades da termografia – parte 4

Fisioterapeuta, você sabe qual a importância dos “simuladores de corpo negro” ou “referências de temperatura”?
 
Em versões de laboratório, os simuladores de corpo negro são utilizados para a calibração das câmeras infravermelhas (vide imagem post de 31/01/22).
 
Em versões de campo são as referências de temperatura e são utilizadas nas medições com referência externa. Dito isso, são realizadas por comparação da radiação proveniente do corpo medido com uma referência externa e se caracteriza por apresentar emissividade e temperatura conhecidas, esta última com exatidão mais elevada que a da câmera termográfica utilizada.
 
Tipicamente os sensores de temperatura utilizados nas referências são do tipo PT100 com exatidão entre ± 0,30 °C e ± 0,15 °C.
Deve-se notar que nos primeiros vinte anos do método da termografia infravermelha (1965 – 1985) todas as medições realizadas eram com referência externa. Este tipo de medições são utilizadas em aplicações de alta tecnologia, em ensaios não destrutivos, na área aeroespacial e na saúde.
 
Na área da saúde houve tentativas de marketing para descaracterização das referências de temperatura, mas elas estão na base da radiometria e são claramente exigidas e especificadas nas normas ISO 13154 e IEC 80601-2-59.
 
Dito isso, ao adentrar no mundo dos estados febris, que é extremamente complexo, habilite-se para não incorrer em imperícia.
 
Somos história, somos conhecimento, somos a Termofuncional.
 
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
 
Fta. Paula Machado e Eng. Attílio B. Veratti .
 
#fisioterapia #termografia #termografiainfravermelha

Compartilhe:


Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas