Conhecimentos básicos em termografia 1: Definições – parte 1
Fisioterapeuta, você sabia que para fazer o uso da termografia você precisa de uma formação em conformidade com as normas e leis vigentes?
Sim, somente com a habilitação no Método de termografia Infravermelha permite que você terá condições de seguir corretamente um procedimento em conformidade com as normas e leis vigentes. Pois somente com a habilitação no MTI você de fato será um TERMOGRAFISTA, sem isso, estará incorrendo em imperícia.
A adequada formação permitirá você entender como usar o MTI sem viés comercial e sem cair no “conto do vigário” na hora de comprar seu equipamento.
Dito isso, apenas após sua formação você conseguirá dar o primeiro passo dentro do uso do MTI, que é a seleção do tipo de câmera e as resoluções adequadas para cada tipo de ensaio ou inspeção.
O segundo passo será a correta captação de imagens térmicas dentro do padrão mínimo de qualidade para que seus dados possam ser validados.
O terceiro passo será a utilização de aplicativos/softwares para o correto processamento das imagens térmicas e a realização da análise da informação térmica coletada.
O quadro abaixo mostra exatamente as normas vigentes para o conhecimento e formação de um TERMOGRAFISTA.
Por esse motivo que, quem decide qual equipamento termográfico deve ser usado é o termografista devidamente habilitado, pois é este que responde pelos resultados apresentados de forma ética, civil e criminal.
Somos responsabilidade, somos conhecimento, somos a Termofuncional.
Gostou? Venha ser um Termografista Termofuncional©®.
Dra. Paula Machado e Eng. Attílio B. Veratti
#fisioterapia #termografia #termografiainfravermelha