Curiosidades a termografia 12: Espectro Eletromagnético – parte 6
Qual o pico de radiação emitido pelo corpo humano?
Emissividade de um material, propriedade representada pela letra e ou ?, diz respeito a capacidade de emissão de energia por radiação da sua superfície. Possuem a capacidade de emitir energia eletromagnética todos os corpos a temperatura superior a zero Kelvin. (wikipédia)
Com uma temperatura externa variando em torno de 36o C, o pico da radiação emitida pelo corpo humano é de 9,4 micrômetros.
Logo, a transferência de energia do corpo para o meio depende da diferença de temperatura entre eles, pois se eles estiverem em equilíbrio, não poderemos determinar gradientes com uso do Método de Termografia Infravermelha.
Quando as variações térmicas são muito sutis, menor que 2° C, é obrigatório o uso de dispositivos conhecidos desde o início do método à 56, que é a referência de temperatura externa. Sem isso, sua captação de imagens estará comprometida e seus dados inválidos.
O exemplo dos termogramas abaixo são um modelo simplório, porque não conseguimos mostrar tudo, que todos devem seguir para aferição de estados febris segundo a norma IEC 80601-2-59 que está inextrincavelmente associada a norma ISO/TR 13154. Isso sem contar todas as outras normas sobre o MTI.
Somos técnicos, somos precisos, somos Termofuncional.
Dra. Fta. Paula Machado e Eng. Attílio B. Veratti Termofuncional – Termonautas – ICON Tecnologia.
#termografia #fisioterapia #termografiainfravermelha