Conhecimentos básicos em termografia 11: Sistemas Infravermelhos – parte 6
Você sabe o que são Microbolômetros ou elementos sensores?
As câmeras termográficas geralmente são caracterizadas pelo seu sensor térmico, ou detector, chamado de microbolômetro. O microbolômetro é um tipo específico de bolômetro no qual a radiação térmica incidente provoca variações de temperatura que alteram a resistência elétrica destes.
Esta variação, em cada um dos milhares de sensores térmicos (microbolômetros), é expressa em unidades digitais que irão gerar a imagem vista na tela da câmera. O tipo e o tamanho desses microbolômetros influencia a faixa de comprimento de onda detectada, a sensibilidade térmica e o tempo de resposta da câmera.
Isso possibilitou que suas dimensões já sejam equivalentes ao comprimento de onda detectado para o infravermelho de onda longa, como visto na figura abaixo, na qual mostramos os tamanhos comparativos de um mícron e uma bactéria, do pó de talco, alguns elementos sensores microbolómetros e um leucócito.
O termografista habilitado saberá quando usar cada tipo de câmera, e suas resoluções, para cada tipo de ensaio ou inspeção. Após determinar os parâmetros certos para a correta captação da imagem térmica, este processará a imagem em software proprietário da câmera, para ter fidedignidade na correta conversão da radiação térmica em valores térmicos reais.
Somos responsabilidade, somos conhecimento, somos a Termofuncional.
Dra. Fta. Paula Machado e Eng. Attílio B. Veratti Termofuncional – Termonautas – ICON Tecnologia.