
Conhecimentos básicos em termografia 9: Definições 3 – parte 7
Você sabe quais são as Aplicações do Método de Termografia Infravermelha na Técnica Termofuncional?
“Termografia Infravermelha Ativa:
A termografia ativa se caracteriza pela aplicação intencional e controlada de fontes externas de energia com o objetivo de estudar a resposta fisiológica do organismo a uma condição ambiental ou estímulo específico.
Alguns exemplos de estímulo são: esforço físico programado, térmico (imersão de mãos em água fria), mecânico (contusão/lesão), químico (fumo/álcool) ou emocional (estresse).
Termografia Infravermelha Passiva:
A termografia passiva é a técnica termográfica realizada sem quaisquer estímulos adicionais, ou seja, um ensaio termográfico. Exceto as condições de Atividade de Vida Diária (AVD) em posições pré-determinadas.”©
Dependendo do que o termografista necessitar, ele irá usar a melhor aplicação para o seu caso. Isso é ter profissionalismo e seriedade com a captação das imagens térmicas e, por conseguinte, com os resultados. Pois sem isso, os resultados podem ser descartados e sem valor.
Somos cientistas, somos técnicos, somos a Termofuncional.
Dra. Fta. Paula Machado e Eng. Attílio B. Veratti Termofuncional – Termonautas – ICON Tecnologia.
#termografia #fisioterapia #termografiainfravermelha
OBS: por questões éticas com pacientes, mostramos um teste de detecção de umidade no leme de uma aeronave Airbus pela técnica de ensaio qualitativo ativo de aquecimento com jato de ar quente e observação do gradiente decorrente das diferentes capacidades térmicas volumétricas do compósito e da água infiltrada. Elementos estruturais e de fixação também são observados.