Você sabe quem descobriu o infravermelho?
O infravermelho foi observado e identificado oficialmente pela primeira vez em 1800 pelo astrônomo William Herschel (1738). Ele nasceu na Alemanha e, curiosamente, era músico de profissão. Migrou para a Inglaterra e se transformou em um brilhante astrônomo, fabricando seus próprios telescópios.
Com a finalidade de determinar qual material deveria ser utilizado como filtro em observações do Sol, decompôs a radiação solar com um prisma e mediu o aquecimento provocado pelas principais cores do espectro visível.
Ao medir com termômetros os aquecimentos provocados pela incidência das principais cores do espectro visível, ele percebeu, que o máximo valor de aquecimento ocorria na região escura que se estendia além do extremo vermelho do espectro. Chamou a essa região do espectro de “calor negro” e “raios caloríficos”.
Em conjunto com sua irmã Caroline Herschel (astrônoma famosa), em 1781 observou um novo corpo celeste, ao qual batizou “Estrela de George”. Posteriormente, identificado como um planeta, este foi rebatizado como Urano.
Dra. Fta. Paula Machado e Eng. Attílio B. Veratti.
#termografia #termografiainfravermelha