Paciente de 72 anos sofreu queda há 6 meses com histórico de fratura em patela esquerda. Foi tratada e liberada após 2 meses de trauma para realização de cargas. Realizou fisioterapia com cargas por 4 meses. Neste período, apresentou novamente edema e dor em joelho esquerdo. Ao chegar na fisioterapeuta termografista, ainda apresentou edema em joelho esquerdo com agravo de edema e fortes dores também em joelho direito. Ao realizar Exame Termofuncional©, foi observado anomalias térmicas correspondentes à inflamação ativa. A carga foi suspensa e apenas analgesia foi feita. Foi então encaminhada para colega ortopedista que solicitou RNM. Diagnóstico nosológico: fratura de ambas as patelas associado a fraturas subcondrais das trócleas.
A Termografia Infravermelha não esta para diagnosticar com exímia precisão, está para detectar anomalias para que estas possam ser estudadas por métodos complementares. Somente assim é possível “nominar” o problema e indicar uma solução com efetividade.
A tomada de decisão é muito mais efetiva e segura durante a terapia se for possível ver o metabolismo celular em tempo real. O Exame Termofuncional© é a chave do fisioterapeuta para a detecção precoce de disfunções para assim determinar a melhor forma de atuar. #Termofuncional